As Lições de Vida que Aprendi de Ayrton Senna

Senna ensinou valiosas lições de vida em entrevistas. Eu aprendi muito com ele lendo e assistindo esse material. E você pode aprender também.

Nicolas Rufino dos Santos
6 min readNov 8, 2022
Ayrton Senna (Fonte: ErickImPhotography)

Você não precisa gostar de Fórmula 1 para gostar de Ayrton Senna. Na verdade, você não precisa gostar de esportes para admirá-lo. Muitas vezes quando uma pessoa se sobressai em sua área profissional, podemos utilizá-la como referência para as nossas vidas, porque ela reúne valores, atitudes e comportamentos inspiradores e as expressou em lições valiosas de alguma forma.

Uma das maneiras de expressá-las é por entrevistas. As entrevistas que Ayrton Senna concedeu são sempre instrutivas. A todo o momento você pode aprender com ele. O piloto passou vários ensinamentos em entrevistas que podem ser utilizados por todos nós, não somente para pilotos de corrida.

Nesse artigo vou mostrar reflexões valiosas que Ayrton Senna falou em entrevistas sobre a vida e o autoconhecimento. Um dos benefícios é que você terá a oportunidade de ler em inglês materiais que estavam disponíveis somente em português.

1. A calma é tão importante quanto a determinação

Em uma entrevista em 1986, um jornalista perguntou a Senna do que um piloto de Fórmula 1 precisa para ser campeão, como deve ser a mente dele, e o que é necessário. Senna respondeu:

“Bom, antes de tudo, você precisa de muita calma, tranquilidade e assessoria. Você precisa ter gente que está na retaguarda, te dando as dicas, te ensinando, procurando minimizar as mancadas, e ir com calma. A regra principal é saber se segurar. E isso é um grande problema, porque o jovem tem vontade de fazer tudo correndo, e eu sou muito assim, por dentro. Mas errando eu fui aprendendo, e estou aprendendo ainda, que de vez em quando você precisa dar uma freada, engatar uma reduzida, diminuir um pouco o ritmo, porque você acaba perdendo muito mais do que ganhando com muito ímpeto.” — Ayrton Senna.

Essa lição é muito importante. Muitas vezes quando pedimos conselhos a alguém sobre como conquistar um objetivo, é comum ouvirmos que é necessária muita determinação. E isso é verdade. Mas Senna adicionou um conselho a essa lição: além da determinação, é preciso calma na realização do trabalho, pois nunca iremos atingir excelência em nossas atividades se trabalharmos de forma rápida e apressada. A calma e a tranquilidade são fundamentais. E a ironia é que quem nos ensinou essa lição foi um piloto de corrida.

Dois anos depois dessa entrevista, Senna conquistou seu primeiro título, em 1988, no Japão.

2. O amor pela profissão pode ser uma grande força

Nessa mesma entrevista, perguntaram a Senna sobre auto cobrança e como ele exige de si mesmo para alcançar resultados. Senna disse:

A dedicação que eu tenho para o automobilismo é tão grande, mas é com tanto prazer, vontade e amor, e isso vem desde pequeno, desde os tempos do kart, que eu acredito que a gente tenha condições de lutar de igual para igual. E acreditando nisso é que eu procuro tirar o máximo de mim. E isso começa já na hora em que você está se preparando psicologicamente. No início do ano em que você tem que treinar bastante para se preparar fisicamente para estar bem na temporada. Então quando eu vou fazer 7–8 km por dia — que não é fácil, quando chega nos 3–4 km você já está pedindo água — a maior motivação é que vou ter uma equipe com 200–300 pessoas trabalhando e eles estão lá acreditando em mim. Então eu corro 7–8 km e vou em frente. E essa vontade de vencer é o que me mantém. É minha motivação maior. É o que me mantém participando de um campeonato de Fórmula 1. Não existe nada mais que me dê mais motivação do que isso. Então o amor que eu tenho pela minha atividade é o que me mantém e é a maior força que eu tenho”. — Ayrton Senna.

Senna destacou que a conquista dos objetivos começa no preparo mental, e que o amor pela profissão pode ser uma grande força motivadora para a conquista dos objetivos.

3. O autocontrole deve sempre se sobrepor à emoção do momento

Antes de conquistar o primeiro campeonato de Fórmula 1, uma jornalista perguntou a Senna sobre o perigo da profissão de um piloto de corrida. E Ayrton respondeu:

“Eu acho que um piloto de Fórmula 1 aprende a conviver com isso [medo] de uma forma diferente. Não deixando que a emoção em um momento de perigo tome conta do autocontrole, do domínio, e dessa forma, diminuir a possibilidade do risco ou do descontrole”. — Ayrton Senna.

É interessante como essa lição também pode ser aprendida e aplicada em várias áreas da vida, não só para pilotos de corrida.

Eu já comentei em um artigo anterior sobre a importância do autocontrole, e nele escrevi que a calma é a maior expressão de força e autodomínio. Muitas vezes na vida somos provocados de alguma forma, seja por indiretas, insinuações, deboches, acusações, dentre outros artifícios, e se conseguirmos manter o autocontrole diante dessas situações, não cairemos na armadilha dos sentimentos ruins, como ansiedade e raiva. E por não cairmos nessas armadilhas, poderemos alcançar nossos objetivos com mais facilidade.

Roberto Otsu escreve em seu livro “A Sabedoria da Natureza” que quando a água encontra uma pedra em seu caminho, ela não perde tempo criando conflitos. A água contorna a pedra e segue seguindo sua vida tranquilamente.

Em uma luta a pessoa que mantém a calma tem controle de si próprio consegue antecipar os movimentos do adversário por isso, tem mais chances de vencer. Já o lutador agressivo e dominado pelo ódio vai apanhar cada vez mais. A raiva é um sentimento que cega o indivíduo e o impede de enxergar o que realmente está em sua frente. Calma e silêncio significam segurança pessoal e autocontrole.

4. Faça tudo com muita força, determinação e amor

No final de uma entrevista de 1990, Senna passou uma mensagem valiosa a todas as pessoas:

“A todos vocês que assistiram a esse programa e que já viram tantas outras entrevistas minhas, seja o papai, a mamãe, o vovô, a vovó, a criança, ou o adolescente… talvez eu tenha passado muitas realizações, muitos desafios, muitos sonhos de uma vida maravilhosa, uma vida de sucesso, uma vida de diversões, e eu realmente sou privilegiado e sempre tive uma vida muito boa. Mas tudo isso que eu consegui foi através de dedicação, perseverança, e muito desejo de atingir os meus objetivos, muito desejo de vitória. Vitória na vida, não vitória como piloto. E a vocês que estão assistindo agora, eu digo que: seja quem você for, seja em qualquer posição que você tenha na vida, no nível altíssimo ou mais baixo social, tenha com você muita força, muita determinação, e faça tudo com muito amor, e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá, de alguma maneira você chega lá”.— Ayrton Senna.

Ayrton falou sobre seu desejo de obter vitória na vida, não somente como piloto, e é por isso que eu escrevi esse artigo, pois penso que esses conselhos servem para a vida, não somente para pilotos de corrida.

Em outras entrevistas, Senna disse frases importantes, como: “O importante é aprender o máximo a partir de cada situação, para usar isso no futuro”, e “Há um grande desejo em mim em melhorar, ser melhor, é o que me faz feliz, e cada vez que sinto que o ritmo do meu processo de aprendizagem começa a enfraquecer, que a minha curva de aprendizagem está a nivelar ou o que quer que seja, então isso não me faz feliz, e isso aplica-se não só profissionalmente, como condutor, mas também como homem. Tenho muito mais a aprender como homem do que como piloto de corridas, porque a minha carreira não vai durar muitos mais anos.”

Escrevi em 2019 um artigo sobre Bruce Lee, e nele afirmei que o esporte é uma metáfora para a vida, e uma ferramenta valiosa de autoconhecimento. Mesmo que você não seja um atleta profissional — assim como eu não sou — , você pode ouvir pessoas como Senna, aprender com ele e usar seus conhecimentos para a sua vida, seja na área profissional, ou em muitas outras.

Mas eu preciso lembrar que é necessário adaptar as lições ao contexto de cada um, porque a maioria das pessoas não vive em um ambiente competitivo como um piloto de corrida, certo? Mas as lições que Senna disse permanecem relevantes.

Já escrevi sobre pessoas que considero referências para mim, e que me ensinaram lições valiosas, como Bruce Lee, Jiddu Krishnamurti e Lao Zi. Mas este artigo é bastante especial para mim por ser sobre alguém do meu país, um brasileiro.

Que este texto tenha sido uma homenagem a Ayrton Senna do Brasil!

--

--

Nicolas Rufino dos Santos

PhD student in Administration - Ethics, Virtues and Moral Dilemmas in Administration. Florianópolis, SC, Brasil. Contact: nicolasrufino4@gmail.com