7 Dicas para Melhorar sua Leitura
Ler é a melhor forma de absorver conhecimento, mas é uma habilidade ativa e que pode ser aperfeiçoada pela prática. Neste texto irei compartilhar algumas dicas para ler com mais qualidade.
Ler é a melhor forma de absorver conhecimento. Mesmo que você assista um documentário sobre Aquecimento Global, por exemplo, a leitura de um livro sobre esse tema te trará muito mais conhecimento. O livro é o meio de comunicação que consegue juntar o maior número de informações possíveis. Até porque muitos filmes e documentários são baseados em livros.
Ainda que você assista uma aula, tenha em mente que ela é somente uma introdução para o estudo verdadeiro, sendo uma atividade individual e baseada em leitura.
Sou um leitor em desenvolvimento. Não leio tantos livros como muitos, mas sempre me esforço para melhorar. E tento melhorar na qualidade da leitura, e não somente em quantidade. Aqui estão algumas dicas para melhorar a qualidade de sua leitura.
1. Ler é uma atividade ativa, não passiva.
Algo que ouço constantemente das pessoas é: “Você está entediado? Então vá ler um livro!”. Bem, se você ler um livro porque estás entediado, então você não vai conseguir ler um livro.
Mortimer J. Adler escrevia que toda leitura é ativa. E que a leitura pode ser melhor ou pior, se for mais ou menos ativa.
Ler exige concentração, foco, energia, esforço e silêncio. Infelizmente, muitas pessoas tratam a leitura como uma atividade passiva, como algo que você faz quando não há nada para fazer. Ler não deveria servir para preencher o tédio. Tratar a atividade de leitura para preencher o tédio é reduzir a importância e a complexidade da leitura.
2. Ler é uma prática a ser aperfeiçoada.
Ler é uma prática que requer esforço, paciência e constância. No início, durante a leitura, você pode pensar: “Por que estou fazendo isso?”. Mas a insistência valerá a pena, porque depois de um tempo, você não viverá sem esse hábito.
Não se estranhe caso se sintas desconfortável ao começar a ler. Isso acontece no início de todo hábito.
3. Esforce-se para ler textos difíceis.
Ler textos difíceis amplia seu vocabulário, aprofunda sua capacidade de pensamento, desenvolve sua cultura por entrar em contato com autores diferentes, inclusive os que pensam diferente de você.
É claro que você pode começar com livros fáceis de serem lidos, pois você estará se acostumando com o hábito de ler. Mas não é bom ficar nos mesmos tipos de textos sempre. É bom variar os gêneros e autores, e se arriscar com textos e livros difíceis. Mesmo que você não esteja entendendo tudo, acredite, seu intelecto estará se desenvolvendo, e, para os escritores, seus textos aumentarão de qualidade também.
4. Tenha um ambiente e horário adequados para ler.
Assim como praticar exercícios físicos requer um local adequado, a leitura também exige, mas com características diferentes. Na era dos dispositivos que nos distraem constantemente, como televisão, celulares e videogames, é consenso que esse contexto dificulta mais o hábito de ler.
Por isso, recomendo um local adequado para você ler. Separe um ambiente silencioso e específico para isso. Gosto de ler duas horas antes de dormir, com a luz do quarto apagada e o abajur aceso. Desligo celular, computador e quaisquer dispositivos que possam me distrair.
A multitarefa é uma ilusão, como dizia Byung-Chul Han, na obra A Sociedade do Cansaço. Esqueça a multitarefa. Quando você faz várias coisas ao mesmo, você acaba fazendo as duas de forma medíocre. Foque em uma atividade, e entregue-se 100% a ela.
5. Não se compare com outros leitores.
No final do ano é muito comum leitores exibirem a lista de livros que eles leram. “Eu li 50 livros esse ano!”. Supondo que isso seja verdade, você não sabe se ele absorveu os conhecimentos do que leu, se ele aproveitou a leitura, ou se os livros tiveram um impacto em sua vida. Não é possível quantificar o impacto da leitura na vida de alguém com base no número de livros.
Eu prefiro ler um ou dois livros por ano, mas absorvê-lo por completo. O que não significa que eu não tente ler mais. É claro que sim.
Faça as coisas no seu ritmo, e confie no longo prazo. E quantidade não é qualidade.
6. Arrisque-se a ler diferentes autores.
Quando li o Tao Te Ching pela primeira vez, acabei relendo-o várias vezes, pois não foi suficiente uma única leitura para absorver todo o conhecimento. Inclusive, ainda não sinto que aprendi tudo o que este livro ensina.
Gostei tanto do Tao Te Ching que passei a estudar Filosofia Chinesa, o que me levou a criar este Blog para publicar meus textos sobre esse assunto.
Você nunca sabe onde a leitura pode te levar.
7. Comece a ler sobre assuntos que você já tem conhecimento ou curiosidade.
Isso irá facilitar sua leitura e te trará uma ótima sensação por alcançar sua meta de terminar o livro, Na leitura de um romance, é importante começar com livros pequenos, pois é provável que você não consiga terminar um livro grande na primeira tentativa, acabe se frustrando e deixando a leitura de lado.
* Aos escritores: ler é como ouvir. Escrever é como falar. Se é recomendável mais ouvir do que falar, é necessário mais ler que escrever.
Você pode escrever suas opiniões o quanto desejar, mas se quiser que elas seja, respeitadas e referenciadas por outras pessoas, isso dependerá da sua quantidade de leitura e conhecimento que você absorve.
É necessário ler mais para elevar sua qualidade de escrita. Ler te dará domínio e conteúdo para seus textos.
Assim como é importante ouvir mais e falar menos, é fundamental ler mais para escrever menos, mas com mais qualidade. A internet está cheia de opiniões baseadas em “eu acho”, e isso é um grande problema.