10 Dicas para Melhorar sua Escrita

Escrever é uma arte, por isso não há fórmula a ser seguida. Eu não quero fazer regras, mas compartilhar meu conhecimento sobre escrita.

Nicolas Rufino dos Santos
5 min readNov 8, 2021
Mulher trabalhando

Adoro escrever. Escrever é uma habilidade a ser desenvolvida. É um processo constante de aprendizado. Por isso, me coloco sempre em uma posição de aprendiz. Assim sempre consigo aprender e a melhorar minha escrita.

Decidi elaborar algumas dicas de escrita que aprendi ao longo de três anos escrevendo para o Medium.

Escrever é uma arte, por isso, não há fórmula a ser seguida. Não quero elaborar regras, mas conselhos para melhorar sua escrita.

Não acredito que o conhecimento seja um capital individual, mas algo a ser compartilhado. Pegue o que for útil, descarte o que for inútil, e ficarei feliz ao ajudá-lo.

1. Utilize um Story como Rascunho

Crie um storie como rascunho com duas coisas: uma lista de textos que você irá escrever, e ideias aleatórias sobre qualquer coisa. É um storie-rascunho, que nunca será publicado, mas serve para orientá-lo e não esquecer das ideias que vem à cabeça. Sempre anote suas ideias para não esquecê-las.

2. Não Planeje Escrever um Texto por Muito Tempo

Se você me perguntar em que momento se deve começar um novo texto, eu diria: pense em uma ideia, mas comece logo. Meu artigo sobre Aleister Crowley levou alguns meses para ser escrito, pois ficava pensando: “Quando me sentir pronto, começarei a escrevê-lo”. Após meses, não tinha sequer começado, pois eu nunca me sentia pronto.

Então percebi que nunca me sentia totalmente pronto para qualquer coisa que fizesse, então decidi começar o artigo logo. Para a minha surpresa, no mesmo dia, eu escrevi metade do artigo.

3. Você precisa Saber o Assunto que Irá Escrever, mas Não Precisa Saber como ele irá Terminar

Quando começo a escrever um texto, tenho o assunto em mente, mas não faço ideia como ele irá ficar quando estiver pronto. Muitas ideias surgem no meio do caminho. Por isso escrevo o título e o subtítulo por último, por serem elementos que resumem todo o texto.

4. Escrever Nem Sempre é Prazeroso

Nem sempre sinto prazer ao escrever. Muitas vezes é uma tarefa difícil, e não sei explicar o porquê. Apenas é assim. É uma luta com as palavras. Há dias produtivos, e outros nem tanto. No entanto, é recompensador ver meu trabalho concluído e bem feito.

5. A Disciplina do Escritor é mais Importante que a Inspiração

Sabendo que escrever nem sempre é prazeroso, e que há muitos dias improdutivos, aprendi que a disciplina do escritor é mais importante que a inspiração. Quando escrevi minha dissertação de mestrado, nem sempre eu estava com vontade ou inspiração. Mas me obrigava a fazer o trabalho diariamente, e sempre no mesmo horário. Quando menos esperava, o trabalho estava pronto.

Na verdade, acredito que a inspiração é romantizada hoje em dia. Inspiração é criatividade, e o escritor só desenvolve criatividade com a prática diária de leitura e escrita.

6. Encontre Sua Principal Motivação para Escrever

Encontrar sua principal motivação é fundamenta. Quando criei minha conta no Medium, em fevereiro de 2019, eu pensei: “Quero escrever textos nos quais eu leia no futuro e me orgulhe”. Essa é minha principal motivação.

E dois momentos mágicos acontecem quando trabalho com determinação e disciplina: quando abro minha pasta do Windows no notebook e vejo a lista com os títulos dos meus textos em PDF, e eu sinto “caramba! Eu realmente fiz isso!”. O segundo momento mágico é quando leio os comentários de vocês.

7. Escreva Textos Interessantes para Você, mas Adapte ao que a Plataforma Exige

Stephen King costumava dizer: “Escreva de Porta Fechada. Reescreva de Porta Aberta”. Ele aprendeu que o escritor começa escrevendo algo para si próprio, mas, após terminar o primeiro rascunho, o texto precisa ser lido e revisado por outras pessoas.

No caso dos meus textos para o Medium, busco escrever textos que eu leria se encontrasse na internet, mas sempre penso no leitor, pois ele é a ponta final do trabalho. Sem o leitor para apreciar e avaliar meus textos, o trabalho de escrever não teria sentido.

Por isso reviso os textos cortando palavras desnecessárias, leio as orientações da Publicação (Publication), e converto o texto para a linguagem mais simples possível.

8. Escrever é Pesquisar

Quando pesquisei sobre Aleister Crowley na internet, me deparei com vários artigos relatando somente duas informações: que ele era satanista, e que apareceu na capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Então pensei: por que ele apareceu nesse álbum? Qual foi a importância dele para a cultura?

São de perguntas como essas que explicam a existência dos meus textos: avançar um pouco no conhecimento.

Meus textos demoram para serem finalizados, pois é fruto de trabalho de pesquisa. E é a pesquisa sustenta a veracidade dos meus textos e traz conteúdo de qualidade ao leitor.

Sugiro envolver pesquisa em sua escrita, mesmo em textos com opiniões, e você criará confiança para com o seu leitor.

9. Aprecie Elogios, mas Dê Mais Atenção às Críticas

Um dos momentos mágicos de escrever para o Medium é ler os comentários dos leitores. Eu amo isso. Mas tento não acreditar muito nos elogios que os leitores falam sobre mim, porque isso pode impedir meu processo de aprendizado na escrita.

Adoro receber elogios, pois são excelentes para minha auto-estima. Mas não me sinto melhor que ninguém, e no momento em que me coloco na posição de aprender sempre, especialmente com as críticas, sinto que posso escrever melhor, e a escrita é um processo de aprendizado constante.

10. Você Não Tem Controle sobre os Resultados do seu Trabalho, mas Pode Controlar sua Qualidade

Por mais bem escrito que fique seu texto, não é garantido que ele será um sucesso. Quando escrevi meu artigo sobre Aleister Crowley, pensei que tinha escrito um excelente artigo. No entanto, obtive poucas visualizações. Mesmo assim, tive orgulho deste texto, pois envolveu bastante pesquisa e leitura. E avancei um pouco no conhecimento na internet.

Isso não impede de aprender com meus erros, e cometo muitos. O que tento fazer é não errar mais do mesmo jeito que já errei.

Não posso controlar se as pessoas vão gostar do meu trabalho ou não. Mas posso fazer o melhor trabalho possível. E quem sabe seu texto seja um sucesso após algum tempo? Quem sabe as pessoas reconheçam seu trabalho após alguns anos? Tudo o que você pode controle é o aqui e o agora.

Bem, disse no início do texto que não queria elaborar regras. Mas mudei de ideia.

Escreva cada texto como se fosse o último. E escreva com muito amor.

--

--

Nicolas Rufino dos Santos

PhD student in Administration - Ethics, Virtues and Moral Dilemmas in Administration. Florianópolis, SC, Brasil. Contact: nicolasrufino4@gmail.com